Content hub

Welcome to
the digital world of care

Discover our world

A nova plataforma de soluções e serviços para a transformação do setor da saúde

Eduardo Antunes, Administrador Executivo da Glintt, fala sobre o impacto da tecnologia no setor da saúde.

A saúde é dos setores onde a digitalização tem tido mais impacto. O que mudou na relação entre os clientes e os prestadores de cuidados de saúde?

É verdade que nos últimos anos os intervenientes deste setor têm feito um esforço para melhorar a relação dos prestadores de cuidados de saúde com os seus clientes/utentes. Sabemos que fatores como o envelhecimento da população, aumento das doenças crónicas, eventos como epidemias e pandemias, escassez de recursos, custos crescentes, entre outros, continuarão a colocar enorme pressão no setor, pelo que, a tecnologia deve ser um catalisador de mudança nos cuidados de saúde.

Não há dúvida que a transformação digital e as tecnologias emergentes vieram revolucionar o setor da saúde. 

Houve uma mudança de mentalidade e uma preocupação crescente em colocar o cidadão e as suas necessidades no centro da saúde. No entanto, ainda existem áreas em que não se sente na plenitude todas as melhorias desejadas. Não podemos continuar a fazer tudo

da mesma maneira, vezes sem conta, à espera de resultados diferentes. Temos de parar, pensar, reformar e agir, mas de forma diferente. Ate colocar a tecnologia ao serviço dos atuais processos. Estes têm também de ser repensados e, quando necessário, alterados. Só assim do setor e atingir o serviço de excelência. Na Glintt temos tido essa preocupação, temos processos, temos as competências certas e as nossas soluções já dispõem das respostas a muitos desses desafios.

A Glintt tem 25 anos de experiência no setor. Que diferença faz este know-how e em que áreas as soluções da Glintt têm mais impacto?

Somos a maior empresa tecnológica, de matriz portuguesa, a atuar no setor da saúde e orgulhamo-nos disso. Temos por isso responsabilidades acrescidas no que se refere aos parceiros, com o objetivo de contribuir para a transformação deste setor. Na nossa área de Healthcare temos mais de 320 colaboradores, estamos presentes em mais de 500 clientes (como Hospitais e Clínicas), maioritariamente em Portugal e Espanha, apesar de termos soluções noutras geografias (como na América Latina). Ao longo destes anos, fomos investindo e desenvolvendo soluções tecnológicas, podendo hoje afirmar que atuamos em praticamente todas as áreas (farmácia hospitalar, logística, administrativa, clínica, internamento, nutrição, entre muitas outras). Quando olhamos para as várias áreas de negócio do setor podemos encontrar uma solução Glintt em cada uma delas.

É a nossa elevada experiência e dimensão que nos diferencia efetivamente no mercado da península ibérica. Terá também sido por isso que, no âmbito do programa Connect 4.0 da COTEC Portugal, fomos escolhidos como empresa âncora neste setor.

Como está a Glintt a atuar na área da inovação, quando os consumidores exigem cada vez mais soluções customizadas e ágeis?

A inovação tem de estar presente diariamente no nosso pensamento. Estratégia de dados, segurança, interoperabilidade, inteligência artificial e hospitais do futuro, são exemplos de áreas em que estamos a trabalhar, a incorporar e a desenvolver ativamente soluções inovadoras. Estamos a colaborar com diversos parceiros para reforçar as nossas competências que queremos alargar, aumentando assim a nossa oferta. Estamos também a aproveitar todo o nosso know-how e as nossas soluções, a reorganizá-las e a repensá-las, funcional e tecnologicamente, em módulos mais pequenos, independentes e interoperáveis, aproveitando toda a nossa propriedade intelectual. Na prática, estamos a potenciar toda a nossa experiência de 25 anos para sermos mais ágeis e eficazes na resposta que damos aos desafios do setor, para atingir o mencionado serviço de excelência. 

A Glintt tem hoje uma forte implementação em Portugal e Espanha. Quais os projetos para o futuro?

O grande projeto para o futuro imediato é o lançamento, já em outubro, de uma nova plataforma inovadora de soluções e serviços especializados na área da saúde. Será uma plataforma

com um conceito diferente e que acreditamos que nos permitirá ter a agilidade que o ecossistema necessita, disponibilizando um maior conhecimento funcional e tecnológico, permitindo ligar diversas soluções entre si. Nos próximos anos, vamos investir fortemente no lançamento de novas soluções, módulos parte desta plataforma.Estamos também a desafiar diversos parceiros e clientes a juntarem-se a nós nesta jornada de transformação e iremos introduzir novos modelos de negócio com benefícios para todas as partes. A nossa ambição é enorme. 

Queremos aumentar o número de colaboradores, reforçar a nossa presença em Portugal e Espanha e expandir-nos para outros países.

Sendo a Glintt uma empresa de matriz portuguesa ambicionamos levar, em conjunto com os nossos parceiros e clientes, o nome de Portugal além fronteiras.

Fonte: O Jornal Económico​

Share

Don’t miss any bit of the future of Technology