Com uma experiência de mais de três décadas, Glintt agora é Glintt Global, contando com as submarcas Glintt Life e Glintt Next. De acordo com o administrador executivo, João Paulo Cabecinha, a empresa pretende continuar a crescer de forma orgânica e a um ritmo de cerca de 10 milhões de euros por ano.
Quais as razões que tiveram na origem da mudança de marca e posicionamento da Glintt para Glintt Global?
João Paulo Cabecinha –A nova arquitetura de marca da Glintt Global surge com o objetivo de dar a conhecer ao mercado, de forma mais correta, as capacidades da empresa e a sua proposta de valor. Nos últimos anos, a Glintt Global cresceu e consolidou competências, sendo hoje uma grande empresa de tecnologia de dimensão ibérica e líder no setor da Saúde. Esta realidade não era plenamente conhecida e sentimos que era o momento de nos dar a conhecer, criando dessa forma mais oportunidades, para com o talento das nossas equipas levarmos tecnologia transformadora aos nossos clientes. Esta análise foi fundamentada numa pesquisa de mercado que realizamos em Portugal e Espanha, com uma empresa especializada, junto dos nossos principais públicos-alvo. As conclusões obtidas permitiram-nos definir e implementar um novo sistema de marca único, forte e integrado, que internamente no que foi um marco importante para a empresa. Esta solidez financeira permite-nos continuar a investir e ter a ambição de atrair e reter o melhor talento. A qualidade das nossas pessoas, que juntam domínio tecnológico e conhecimento setorial profundo, nomeadamente na saúde, permite-nos olhar para o futuro com muita confiança. Em 2024, prevemos continuar a crescer de forma orgânica e aumentar a rentabilidade, temos uma previsão de crescer a um ritmo de cerca de 10 milhões de euros por ano.
Enquanto empresa dinâmica que somos, estamos permanentemente a realizar prospeção de potenciais novos mercados no plano europeu, onde pretendemos crescer e onde contamos também com os nossos parceiros.
O novo sistema de marca assenta em duas submarcas, Glintt Life e Glintt Next. No que concerne à primeira, relacionada com o setor da Saúde, quais são as grandes novidades que apresentam?
– A Glintt Life é a submarca da Glintt Global para o setor da Saúde. Decidimos criar esta marca porque temos a visão de que o setor está a passar por uma profunda transformação, e acreditamos que com a nossa experiência podemos ter um papel muito relevante catalisando e potenciando essa mudança, com vantagens evidentes para a sociedade. A nossa presença nos principais agentes de saúde, como farmácias e hospitais, e também clínicas e laboratórios, entre outros, permitem-nos ter uma visão muito global do sistema e estar numa posição privilegiada para ajudar a implementar o que designamos de saúde conectada.
«(…) 0 Setor [Saúde] está a passar por uma profunda transformação, e pensamos que com a nossa experiência podemos ter um papel muito relevante catalisando e potencializando essa mudança, com vantagens evidentes para a sociedade»
Trabalhamos para criar um ecossistema colaborativo centrado no cidadão, onde os recursos existentes sejam maximizados e humanizados. Temos uma presença ibérica e somos líderes em Espanha, nomeadamente no segmento de farmácia, e queremos também que esta escala e a capacidade de servir todo mercado ibérico seja mais uma vantagem para os nossos clientes, partilhando experiências e facilitando o acesso a tecnologia inovadora. Temos a consciência, através do saber vivido, que a mudança ocorre quando atuamos de forma integrada com tecnologia, processos e pessoas (formação e capacitação), por isso as nossas equipas atuam em todos estes domínios. A nossa medida de sucesso é a capacidade de implementar transformações que resultam em mais e melhores serviços prestados pelos nossos clientes aos seus utentes/clientes. Através da Glintt Life, reforçamos o nosso compromisso de criar um mundo digital da saúde onde a tecnologia potência os serviços de farmácias e hospitais, ajudando a construir um ecossistema global de cuidados interligados. Acreditamos que as nossas plataformas, serviços e produtos serão cada vez mais centrais natransformação digital do setor. A nossa experiência e conhecimento único, transversal e vertical, construídos ao longo de mais de 30 anos, permitem nos, através da nossa tecnologia, sermos potenciadores deste setor tão fundamental da sociedade.
«(…) O lema “Care For Tomorrow”, reflete claramente o nosso propósito de contribuir para a transformação do panorama da Saúde, representando não apenas a nossa dedicação em preparar o setor para os desafios e oportunidades futuras, mas também a nossa preocupação genuína com a criação de um amanhã melhor, para o benefício de todos.»
A Glintt Global também conta com um centro de excelência especializado em Inteligência Artificial Generativa. Que grandes mudanças esperamos apresentar na Glintt Life e, mais concretamente, nas farmácias?
– O impacto que a Inteligência Artificial Generativa terá nas nossas vidas individuais e nas organizações é algo que ainda estamos a descobrir, mas podemos desde já partilhar 3 domínios onde estamos a trabalhar de forma concreta e onde pensamos poder ter resultados a curto prazo. A primeira, mais interna, e refiro em primeiro lugar porque acreditamos que devemos ser os primeiros utilizadores de novas tecnologias para sentirmos o impacto da sua implementação, é no suporte 24h – 7 dias/semana que fazemos para as farmácias. Estamos convencidos que podemos melhorar o nível de resposta, particularmente importante em situações de “crise”, com agentes de atendimento inteligentes e também no diagnóstico e acesso contextualizado a informação técnica por parte das nossas equipas. No funcionamento da farmácia, numa área critica que é a gestão de encomendas e de stocks, fazendo recomendações que permitam otimizar processos e reduzir a ocorrência de ruturas. Finalmente, no atendimento, permitindo que o farmacêutico tenha cada vez mais informação de qualidade para o acompanhamento e aconselhamento quando está em frente ao utente, gerando confiança, uma maior adesão à terapêutica e um acompanhamento mais próximo. O intuito é que os farmacêuticos possam dar respostas mais integradas aos utentes e, ao mesmo tempo, promovendo hábitos e comportamentos que permitam uma vida mais saudável.
Quais seriam as maiores necessidades atuais que a IA Generativa deve dar resposta neste momento, em particular no setor da Saúde?
– As oportunidades que existem são imensas e os desafios que o setor da Saúde atravessa fazem com que seja uma prioridade para a nossa sociedade avaliar, testar e implementar novas abordagens, fazendo bom uso da tecnologia.
“(…) O objetivo será sempre criar mais proximidade com os utentes, garantindo que toda a informação esteja disponível no momento e local necessários para que os profissionais de saúde, com o utente, possam tomar as melhores decisões.»
Temos trabalhado nos últimos anos em diversos projetos de inovação em consórcio com farmácias e hospitais para criar condições para a adoção de novas plataformas e serviços, e é essa metodologia que estamos também a adotar para IA generativa. Mais uma vez, não é a simples disponibilização da tecnologia que vai só por si gerar melhorias, sendo fundamental o entendimento profundo dos processos que queremos alterar para garantir o envolvimento e entusiamos dos profissionais. Outro desafio é a acesso e partilha de informação entre instituições e profissionais, obviamente no estrito respeito pelas regras de proteção de dados, que é fundamental para que possamos treinar e implementar os sistemas de inteligência artificial para que cumpram o papel que desejamos e passem a ser o melhor aliado na tomada de decisão dos profissionais num setor como nenhum outro, onde cada segundo pode fazer a diferença.
“(…) A sustentabilidade ambiental e a redução da pegada de carbono são uma prioridade para a Glintt Global não só no que refere à sua atuação, como ao contributo que pode ter para reduzir o impacto dos seus clientes.»
As questões ambientais fazem parte das preocupações da Glintt Global? Que tipo de medidas estão a ser inovadoras ou pensadas para a Glintt Life, sabendo-se que o setor da Saúde tem impactos significativos na emissão de gases com efeito de estufa?
– A sustentabilidade ambiental e a redução da pegada de carbono são uma prioridade para a Glintt Global, não só no que refere à sua atuação, como ao contributo que pode ter para reduzir o impacto dos seus clientes. No caso concreto das farmácias, lançámos um serviço de instalação de painéis fotovoltaicos para autoprodução de energia elétrica com resultados muito significativos, tanto do ponto de vista ambiental, com uma autonomia energética da farmácia de cerca de 60%, como económico. De uma forma mais global, a crescente digitalização dos serviços de saúde contribui grandemente para a redução da pegada ecológica do setor, ao otimizar processos e reduzir deslocações. Neste contexto, a crescente preponderância da farmácia na prestação de diversos em proximidade é um excelente exemplo de rentabilização de recursos, que pela sua distribuição capilar por todo o território nacional podem ser amplamente potenciados.